domingo, 6 de abril de 2014

Rodovia da Morte (BR 381) e Mantena - MG

Mantena - MG

quaint: 1. (adj) attractive because of being unusual and especially old-fashioned

Sábado pós carnaval, o país ainda no marasmo pós carnaval, resolvi chutar as cobertas e sair da cama (9am, o que já é ofensivamente cedo). Assim, exorcizei a preguiça com um banho e fui rever minha menina: reformada, com bateria nova... e carente.


Apesar da gripe e sinusite, imaginei ao menos uma esticada até Ibiraçu... são algumas dezenas de quilômetros e já dá para sentir gosto de estrada.


Uma vez lá, fiquei remoendo algo que aprendi de uma peça rara da internet. Uma tal de Rodovia da Morte, ou BR - 381. O Km 00 do lugar seria Mantena - MG... então... sem pensar demais, sem bagagem, apontei para o norte e enfrentei as estradas do interior. 260kms depois, cheguei em Mantena, MG, sem mais nem menos. 
A cidade é pequena, agradável e me lembra um pouco do meu passado. Senhoras lavando as ruas com mangueira, pracinha com igreja no centro e... numa experiência surreal, carro de som anunciando - e convidando -  pessoas para um enterro! Deve ser pela falta de jornal local... mas o certo é que eu era o único a estranhar o anúncio sendo repetido diversas vezes ao redor da praça enquanto casais passeavam, crianças brincavam etc. <Ouça você mesmo>



Meu MO, hoje em dia, é procurar um hotel barato. Perguntei para um local e pela internet. Ambos me responderam: "Ih, rapaz, hotel bom é difícil...". Depois de eu explicar que hotel bom é aquele que tem cama, banheiro e não custa mais de R$ 60,00 a diária, me apontaram para uma cama e descanso. Pois é... essa porcaria de gripe estava me cobrando um preço alto... parecia que eu tinha viajado mais de 1000 kms.  

E a tal Rodovia da Morte? O que leva alguém a escolher isso? Tendência suicida? Falta de respeito com as vítimas?

Honestamente, uma curiosidade aliada à vontade de conhecer as estradas deste Brasil. Das melhores às piores, estarei lá, desafiando o bom senso e Murphy, até onde der. Simples assim.


Não conheci o pessoal. Fizeram a gentileza de ir ao Hotel para checar se tudo estava bem, e agradeço por isso. Mas realmente apaguei devido à gripe. Tudo bem, fica para próxima. Tudo é desculpa para pegar uma estrada, de qualquer forma.

(se não fossem esses caras, jamais teria conhecido essa cidade e estrada fascinantes. Obrigado!)


"Veni, vidi, vici"

2 comentários:

  1. Alexandre meu jovem! infelizmente o desencontro se deu lá pelas muitas! mas ainda vamos nos esbarrar. fato 1 é que te devemos uma visita então! 2 dá pra gente se esbarrar se: vc for em guriri no encontro de motos lá em maio, ou em santa teresa em julho! aí fica a sua escolha!

    P.s.: obrigado por mencionar o Rodovia da morte MC . "o KM 00" é só uma forma diferente de mostrarmos nossa facção; ao invés de cidades, apenas o KM da BR 381. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer. Se permitirem, faço menção direta do clube de vocês. Certamente nos encontraremos. Abraço!

      Excluir